6 de abril de 2013

Plano de aula Dia do Livro



Tema: Literatura Infantil
 Eixos de trabalho:
  • Identidade e autonomia
  • Movimento
  • Linguagem oral e escrita
  • Sociedade
  • Matemática
  • Artes visuais

 Objetivos específicos:
  • Criar o hábito de escutar histórias;
  • Favorecer momentos de prazer em grupo;
  • Explorar os movimentos corporais por meio de dança e brincadeiras;
  • Estimular o conhecimento da história através das datas comemorativas;
  • Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
  • Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
  • Estimular a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas, gibis e outros para a vivência de diversas linguagens;
  • Possibilitar o desenvolvimento da oralidade, imaginação e criatividade das crianças;
  • Desenvolver a percepção visual através de atividades orais e escritas;
  • Comunicar idéias que envolvam conceitos matemáticas.

 Estratégias de Ensino:
  • Conversa informal sobre o autor das histórias do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" Monteiro Lobato;
  • Utilização de atividades que favoreçam a socialização e interação;
  • Leituras em roda de conversa;
  • Participação em jogos e brincadeiras que envolvam dança;
  • Interpretação de músicas e canções diversas;
  • Uso da linguagem oral para conversar brincar, comunicar e expressar idéias;
  • Reconto oral de histórias contadas pelo professor;
  • Produção oral de texto a partir de uma cena ou gravuras em sequência;
  • Traçado e escrita de letras e palavras;
  • Realização de atividades orais e escritas;
  • Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens, etc;
  • Realização de atividades que envolvam pintura, recorte, colagem, modelagem, pontilhado e relação;
  • Jogos e brincadeiras e desenvolvam a idéia de alguns conceitos matemáticos;
  • Atividades orais e escritas.

    Recursos: 
  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola
  • Massa de modelar
  • Lápis grafite
  • Borracha
  • TV e DVD
  • Crachás de cartolina
  • Livros e revistas
  • Jogos educativos
  • Tinta guache
  • Pincel
  • Folha de ofício
  • Som e CD
  • Material sucata
  • Cartaz

Avaliação:
A avaliação é feita através de registros e observações, visando perceber o desenvolvimento da criança diante das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário